Educação

5 podcasts sobre educação que você precisa ouvir

Estamos definitivamente na era dos podcasts e o brasileiro tem consumido cada vez mais esse formato, que acabou sendo impulsionado pela realidade imposta pela pandemia. Uma pesquisa realizada pela Globo, em parceria com Ibope, mostra que em outubro de 2020, entre os que declararam ouvir podcast, 57% começaram a ouvir no período de isolamento. 

Não é difícil entender o motivo, afinal, com uma linguagem fácil, o podcast acaba sendo uma agradável companhia em meio a tantas atividades do dia a dia: a caminho do trabalho, para praticar atividades físicas ou enfrentar aquela louça na pia. A mesma pesquisa, aliás, aponta que 44% dos entrevistados ouvem podcast junto com tarefas domésticas.

Selecionamos aqui alguns para quem se interessa por educação, com temas que englobam a sala de aula, metodologias de aprendizagem e, claro, as grandes mudanças engendradas pela pandemia. Confira: 

1. Folha na sala

História da educação, evasão escolar, questões de gênero, racismo e violência na escola são algumas das temáticas abordadas pelo Folha na sala, do jornal Folha de São Paulo. O podcast em formato jornalístico é voltado para professores da educação básica e foi lançado em setembro de 2019. Há bons personagens, ótimos relatos e excelentes especialistas. O podcast já está na quinta temporada, que aborda os principais desafios das escolas na reabertura deste ano, com episódios que têm em média 30 minutos de duração.

lia recomenda: 725 dias de escolas fechadas: uma cidade no sertão da Bahia retoma as aulas

2. Sala de professor

Os professores Fabiana Paixão e Wailsson Ferreira transformam o podcast em uma verdadeira sala de professores recebendo educadores e alunos para conversar. De forma leve e descontraída, eles conduzem boas entrevistas para debater temas da área. Lançado em abril de 2020, o podcast dedica vários episódios ao ensino remoto em diversos pontos de vista, com perspectivas de professores do ensino superior e do ensino médio privado, de uma diretora de grupo educacional e dos pais. Os episódios variam de 40 minutos a 1 hora de duração. 

lia recomenda: Educação e Consciência Financeira - com Fernando Barnabé

3. Educação tem ciência

Um professor e um cientista se encontram em cada episódio para falar sobre educação na teoria e na prática, intermediados pela jornalista Ocimara Balmant. A proposta deste podcast, uma  iniciativa da Rede CpE, a Rede Nacional de Ciência para a Educação, é bem interessante e traz a oportunidade de aliar novas descobertas científicas e a realidade da sala de aula. Assim, temas como a música, o hábito de leitura e o papel das emoções e do sono na aprendizagem ganham espaço. Os episódios variam de 30 a 40 minutos de duração e o podcast está na segunda temporada.

lia recomenda: Música e cognição

 

4. Educa Aí

Destinado a educadores e gestores de instituições de ensino, o Educa Aí traz agentes do universo educativo para discutir notícias relevantes, dicas práticas para o dia a dia das escolas e de aprendizagem. Os temas vão desde estratégias para planejamento de aulas on-line, passando pelas mudanças do novo Ensino Médio, a realidade do pós-pandemia, neurociência cognitiva e até mesmo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Os episódios variam de 30 a 40 minutos de duração.

lia recomenda : Saúde Mental e os Educadores

5. Pod Aprender

Produzido pela Editora Aprende Brasil, o podcast traz uma discussão sobre a educação básica brasileira, com temas como metaverso, ensino inclusivo, modelos de avaliação e impactos na aprendizagem, como reconhecer e valorizar jovens talentos na escola, gamificação na pedagogia, combate a fake news, entre outros. Nascido no início da pandemia, em maio de 2020, Pod Aprender está na terceira temporada, com episódios de 20 a 30  minutos de duração.

lia recomenda: Os impactos do metaverso na educação

 

O que achou da nossa seleção? Se você faz parte do universo das escolas e salas de aula ou se interessa pelo tema, vale a pena dar espaço para algum deles. Se você ainda não é um ouvinte habitual de podcast, dê essa chance, mas cuidado porque o formato pode viciar. Para mais conteúdos sobre educação, acesse nosso blog